Educação
Treinamento para situações de urgência e emergência em escolas
Equipes de todos aos educandários municipais passarão por capacitação prevista em lei
Divulgação -
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adayl Bento Costa recebeu, nesta sexta-feira, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um treinamento para situações de urgência e emergência. Os professores e funcionários participaram de uma palestra e depois de simulações de situações reais, com orientações para primeiros socorros em casos como engasgo, noções básicas de parada cardiorrespiratória, queimaduras, desmaio e síncope.
O treinamento é promovido pela prefeitura, em uma parceria entre o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Pelotas com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Ainda em setembro será promovida uma capacitação com todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, com foco na Lei Lucas (Lei 13.722/18), que estabelece que todas as escolas, públicas e privadas, além de espaços de recreação infantil, devem estar preparadas para prestar atendimentos de primeiros socorros.
No treinamento, os técnicos de enfermagem do Samu, Eduardo Soares e Vinícius Santos, utilizaram bonecos específicos para simular atendimentos e orientaram sobre a forma correta de passar informações quando entrarem em contato com o Samu, para agilizar o encaminhamento do socorro.
A coordenadora do Samu Pelotas, Sabrina Lima, diz que o ensino de primeiros socorros garante mais segurança em situações de emergência, especialmente quando há crianças envolvidas. Para ela, o ideal seria que toda a comunidade escolar tivesse conhecimento dos temas abordados para estarem preparadas para os primeiros atendimentos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário